Já há vários anos, algumas empresas franqueadoras entenderam que, incluindo um modelo de vendas diretas através de suas franquias, as chances de expansão de vendas crescem de forma realmente acelerada.
É o caso, por exemplo, de empresas como O Boticário, que introduziu há mais de uma década esse modelo híbrido, mais notadamente no Nordeste brasileiro, e que depois oficializou este sistema para todos os seus franqueados, aumentando exponencialmente o seu faturamento.
Com a adoção da Venda Direta com Franquias, além de franqueados de empresas implantarem uma forma de “vendas ativas” a partir de suas lojas, as franquias também podem oferecer a seus consumidores mais um canal à escolha deles, além de atender pessoas que eventualmente não estão possibilitadas ou não gostam de comparecer às lojas físicas. Mais uma vez, utilizando O Boticário como exemplo, foi exatamente isso o que aconteceu com eles.
Por si só, estes fatores já são pontos extremamente positivos para que se crie um modelo híbrido de Vendas Diretas a partir das Franquias ou vice-versa. Mas um ponto ainda mais importante para as empresas é o fato de que diversas lojas podem funcionar como micro distribuidores, o que, em um país continental como o Brasil, traz uma vantagem competitiva de alta importância que é, exatamente, a melhoria nas condições de logística.
No segmento de vendas diretas, quem percorreu o caminho inverso, criando franquias para atender o canal de revendedores, foi a Hinode Cosméticos, hoje Grupo Hinode, que simplesmente explodiu suas vendas, se tornando uma das maiores empresas de vendas diretas do país, ou seja, assim como O Boticário, de fora para dentro do segmento, a Hinode, de dentro do segmento para fora, atingiu o mesmo sucesso e ambos ampliaram virtuosamente os seus negócios, que se tornaram ainda mais estrategicamente multicanais.
Seja por uma questão de mercado ou simplesmente pela necessidade de uma maior presença da marca, o modelo de Franquias com Vendas Diretas, ou vice-versa, tornou-se uma opção para quem deseja alcançar a Omnicanalidade em sua plenitude, abrindo uma nova perspectiva de crescimento para negócios em canais tradicionais. Dessa forma, acreditamos que nos próximos anos, essa será uma forte tendência a ser observada mais de perto pelas empresas de todos os setores.
Rui Adriano Rosas é sócio e consultor especialista omnichannel da DirectBiz Consultants.