A revista Atualidade Cosmética, o mais tradicional veículo deste setor, publicou no dia 18 de março, em seu blog “Cosmética News”, uma matéria sobre a crescente tendência de adoção de canais alternativos de vendas pelas marcas de cosméticos profissionais e a DirectBiz foi mais uma vez procurada pela editora para contribuir com o tema, por meio de sua Diretora Omnichannel, Joseane Tostes. Nesse DBiz News trazemos um pouco mais da opinião da nossa diretora sobre a multicanalidade nesse setor.
O “mercado de salão de beleza” possuía algumas peculiaridades pelas quais se acreditava que o fato de “blindar” a compra de produtos profissionais diretamente pelos consumidores era o que assegurava a exclusividade e diferenciação dos profissionais de beleza, mas este paradigma foi quebrado com o surgimento do omniconsumidor.
“Temos que considerar ainda que com a crise mais recente as pessoas voltaram a cuidar dos cabelos em casa. O aumento das autoaplicações conduzidas por vídeos e tutoriais se tornou uma realidade. Mas muitas mulheres, mesmo agora conseguindo comprar os produtos que seus cabeleireiros usam, continuam frequentando os salões, porque não abrem mão da experiência e do serviço diferenciado que estes profissionais proporcionam”, afirma Joseane.
Antevendo esta tendência, a DirectBiz criou sua Divisão Omnichannel, com especialistas em todos os canais de vendas. A integração e a convergência total entre os canais são as características essenciais da Omnicanalidade, porém um movimento natural que a antecede é a estratégia Mixed Channel, que possibilita às empresas estruturarem dois ou mais canais de vendas com mais velocidade e menos investimentos.